movimento do hip hop
O hip hop teve seu início no final da década de 1960 nos Estados Unidos,depois que vários trabalhadores de empresas foram despedidos, pela substituição de pessoas por máquinas. e com isso veio uma taxa alta de desemprego, pessoas perdendo suas moradias e tendo que morar em bairros pobres como o bronx e acabando não tendo condições mínimas de infra-estrutura, lazer, escola e trabalho. Instalou-se o caos. aumentando as gangues e guerrilhas, que lutavam entre si pela sobrevivência, disputando comida, moradia, roupas.
Em contrapartida muitos jovens organizavam festas, tocando, cantando e dançando nas ruas de Bronx. Os jovens começaram, então, a propor que a batalhas corporais e criminosas por alimentação, tênis ou espaço para morar, fossem substituídas por batalhas artísticas. eles desafiavam nos grafites, beat box, danças no estilos break, em batalha de rimas.
Afrika Bambaataa, é um cantor, compositor, produtor musical e DJ estadunidense conhecido por ser líder da banda Zulu Nation. É o criador do hip hop por ter sido o primeiro a utilizar o termo e dar as bases técnicas e artísticas para o hip hop, formando assim uma nova cultura.
RAP NO BRASIL:
desde 1500 quando o Brasil foi “descoberto” pelos portugueses. na época os verdadeiros habitantes desse país foram escravizados e catequizados a fim de satisfazer os impulsos imperialistas europeus. A fim de trazer mais mão de obra para trabalhar na extração de açúcar, decidiu-se importar essa mão de obra da África, e não fizeram isso da melhor forma. as pessoas não vieram por escolhas.
vieram acorrentadas,maltratadas, mulheres estupradas e escravizadas, milhares de africanos foram escravizados a partir de 1839, para sustentar uma sociedade elitista.
apesar que nos passar de anos a diferença entre brancos e negros ter diminuído muito, o Brasil nao mudou sua forma de tratar e enxergar sua população negra. E o RAP veio para denunciar isso e mostrar que vidas pretas importam.
hoje em dia o rap vem para mostrar o lado desfavorecido da nossa sociedade. o lado das pessoas que vem de periferias, favelas, pessoas com depressão, pessoas que sofrem preconceito pela sua sexualidade, mostra o racismo camuflado da nossa sociedade.
o RAP brasileiro existe para que casos como de joão pedro, Agatha e miguel não aconteça mais. casos em que crianças, pagam pela própria vida coisas que nunca fizeram. o RAP é a luta por paz, justiça e liberdade.
Hoje em dia temos muito projetos e cantores de rap que fazem uma diferença enorme na cena do hip hop e na nossa sociedade,para mostrar às pessoas o lado que ninguém vê, o lado em que a crueldade e a violência reina.
Para ter acesso ao trabalho completo clique aqui
Leticia Moura dos Santos
Oitavo Ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário